A história da ocupação militar da Banda Oriental, actual Uruguai, por tropas portuguesas ao serviço de D. Joao VI. A presença colonial portuguesa iniciada em 1817 com a invasão chefiada pelo General Lecor perdurou até à independência do Brasil altura em que a maioria do exercito decidiu separar-se de Portugal e integrar-se no Império de D. Pedro.
O que despoletou a intervenção portuguesa foi a revolução artigista que congregou colonos e povos indígenas contra o domínio espanhol e contra a anexação pelas Provincias Unidas, futura Argentina. Essa revolução incorporou ideias e praticas de algum modo avançadas para a época local. Foi com o intuito declarado de afastar a “anarquia” artiguista que o monarca português ordenou o avanço militar. Artigas foi efectivamente derrotado e as suas tropas desbaratadas, embora alguns dos seus lideres se tenham integrado nas forças de ocupação.
Livro algo confuso em que a história não flui escorreita sendo contada em solavancos desnecessários.
Sou um leitor atípico, plural, não sistemático, intercalar e variado, mas sempre apaixonado e entusiasmado pelas ideias, pelas emoções, pelas revelações que encontramos nas páginas bem escritas. Este blogue é um simples diário, iniciado em 2009, das minhas leituras.
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Campanha de Montevideu - A ocupação portuguesa do Uruguai
por Silvino da Cruz Curado
Sem comentários:
Enviar um comentário