Terra Alta II – Independência por Javier Cercas
O segundo livro de uma trilogia que nos relata a história do Inspetor Melchor dos Moços de Esquadra, a Polícia da Catalunha. Um espanhol entre catalães.
Neste volume Melchor tem de resolver um estranho caso de chantagem sobre a Presidente da Câmara de Barcelona. Para isso é requisitado do seu posto na Terra Alta para se integrar na equipa do seu antigo chefe. Como sempre resolve o caso a dois tempos, em termos policiais e em termos reais.
No curso deste caso o inspetor descobre também os assassinos da sua mãe, uma prostituta, morta por quatro jovens agora adultos. A vingança não se faz esperar.
Javier Cercas envereda decididamente pelo policial abandonando os temas literários clássicos e especializando-se neste género considerado menor. A leitura é agradável e fácil. Como exige o guião destas histórias de polícias e criminosos, não há reflexão social ou humana séria, apenas a hábil descrição de uma série acontecimentos que levam, quase em linha reta ao desfecho esperado.
A forma ligeira, abertamente pro Espanha e a preto e branco como é tratado o processo do referendo e da independência catalã mostra como estamos distante da Literatura com L grande. É pena.
Sem comentários:
Enviar um comentário