Both Sides Now de Joana Mosi
Normalmente os prefácios não acrescentam à obra, nem abrem pistas de leitura antes exibem narcisisticamente o conhecimento do prefaciador sobre o autor do livro. Não é este o caso do texto de Joana Ramalho Santos que de forma brilhante e sintética nos dá uma chave interpretativa das imagens que se seguem, remetendo-nos para dois filmes cruciais – Love, Actually do grego Yorgos Lanthimos e The Lobster de Richard Curtis.
A curta Banda Desenhada Boths Sides Now de Joana Mosi inspira-se visualmente num filme e no argumento de outro. Como se víssemos uma película com as legendas de outra fita. Eu acrescentaria uma terceira citação, a da canção do mesmo nome de uma célebre canta-autora canadiana. Seria pelo menos a trilha musical adequada.
Um exercício de criatividade bem executado, que nos suga para um universo da difícil intimidade entre duas pessoas. Uma atmosfera cinzenta, lúgubre, invernosa bem adaptada ao estado de espírito das personagens. A opção pelo preto e branco reforça a narrativa e os sentimentos dos personagens.
Joana Mosi (n. 1994) é uma artista visual portuguesa com obra em vários domínios nomeadamente na Banda Desenhada.


Sem comentários:
Enviar um comentário