O Mundo Visto do Meio de Conceição Lima
Este é um livro duplo, primeiro as cronicas/conto e depois uma breve peça “Um Auto do Século XX”. Em comum têm São Tomé e Príncipe, a sua história, a sua natureza, as suas gentes com os seus idiomas, a sua cultura e as suas idiossincrasias.
A peça é um diálogo entre o Governador colonialista, o brutal e tristemente célebre Carlos Gorgulho, o militar que querendo forçar os forros santomenses à servidão nas roças os reprimiu com violência criminosa matando, ferindo e deportando, e Saturnino da Graça, um filho da terra, engenheiro e defensor do povo. Um diálogo entre o colonialismo e aqueles que lhe fizeram frente de cabeça erguida.
As crónicas/contos espraiam-se por um conjunto largo de temas, incluindo pequenos episódios, breves biografias, reflexões sobre natureza das ilhas com a sua flora e fauna, comentário político, cultura santomense da culinária à música. Todas são, simultaneamente, datadas no sentido em que intervém sobre um momento específico do percurso de São Tomé e Príncipe, e perenes na medida em que se trata de momentos importantes da História do país.
A escrita de Conceição Lima é bela, de grande sensibilidade, de atenção ao detalhe prendendo-nos ao texto, fixando a nossa atenção e admiração. O estilo de crónica-conto é uma marca distintiva deste livro.
Sem comentários:
Enviar um comentário