Vejam como dançamos de Leila Slimani
Leila Slimani traz-nos Marrocos descritos pela saga de uma família de grandes agricultores ricos, que prosperam à sombra do regime colonial primeiro e depois no período de repressão durante o reinado de Hassan II. Um país dual, agrícola, em que os assalariados rurais vivem mergulhados na miséria, com uma indústria de conservas de sardinhas emergente e o turismo a espreitar como promessa futura.
Os estudos em França, a proximidade ao poder, a repressão feroz e selvagem, as comunidades hippies estrangeiras, as criadas envolvem a família Belhaj numa trama muito simples, sequencial e sem surpresas. A linguagem direta torna o texto de leitura fácil e rápida.
Um livro de sabor autobiográfico em que a autora recorre a memórias da sua própria família, uma família plurinacional, bicultural e bilingue entre o francês, que falam entre si as elites, e o árabe com que comunicam com as restantes classes sociais.
Leila Slimani (n. 1981) é uma escritora franco-marroquina. Venceu recentemente o Prémio Goncourt pela sua obra Canção Doce. Vive atualmente em Portugal. Vários dos seus livros estão traduzidos para português.
Sem comentários:
Enviar um comentário