Segredo Ardente de Stefan Zweig
A descoberta do mundo dos sentimentos, da realidade social, da própria existência, da liberdade de ação, da vontade de aprender, crescer, ser respeitado e amado, descritas com minucia e detalhe. A desilusão, o afastamento e o reencontro próprios do processo de crescimento da criança prestes a entrar na adolescência, revelados através de história passada numa estância de férias.
O autor desvenda-nos, passo a passo, o processo sofrido, angustiante mas necessário e inevitável de alargamento da consciência e compreensão do mundo, que leva o um jovem de doze anos das agradáveis, ingénuas e despreocupadas trevas infantis ao limiar do mundo adulto.
Um véu tolda ainda a sua visão do mundo, impedindo-o de ver o óbvio, mas impelindo-o a descobrir a verdade num percurso cheio de mal-entendidos mas que conduz ao crescimento e à afirmação de uma personalidade forte e corajosa.
Stefan Zweig (1881-1942), intelectual e escritor de nacionalidade alemã, oriundo de uma família de judeus abastados. Perseguido pelo nazismo refugiou-se no Brasil, onde se veio a suicidar em conjunto com a mulher em Petropolis cidade que conta com uma grande comunidade alemã. Esta pequena novela data de 1913.
Sem comentários:
Enviar um comentário