quinta-feira, 15 de junho de 2023

O mundo de amanhã

O mundo de amanhã por Carlos Gaspar

 

Carlos Gaspar é um dos mais profundos, cultos, talentosos e experientes geopolíticos portugueses mantendo um olhar atento às mudanças do mundo e acompanhando as transformações que têm acontecido nestas últimas décadas. Neste ensaio mostra-nos a evolução do posicionamento das grandes potências e procura situar a posição de Portugal no mundo.

 

Do mundo bipolar da Guerra Fria ao mundo multipolar de amanhã passando pelo momento unipolar de supremacia absoluta americana e pela fase de transição que hoje atravessamos, Carlos Gaspar guia-nos através da história contemporânea, explicando acontecimentos, comentando decisões, expondo teorias, debatendo ideias.

 

No entanto, excessivamente ancorado no determinismo geográfico, um erro comum aos que se dedicam ao estudo da geoestratégia e da geopolítica, não consegue ver o nosso país senão como parceiro da Espanha, membro da União Europeia e integrado na NATO.

 

Ora durante séculos Portugal e Espanha mantiveram alinhamentos estratégicos antagónicos e foram mesmo esses diferentes alinhamentos que nos permitiram sobreviver como nação formalmente independente e não ser engolidos pela monarquia vizinha. Atualmente este excessivo alinhamento com Madrid acaba por criar uma profunda dependência, ao nível económico e político, de nuestros hermanos.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário