A Curva do Rio de V.S. Naipaul
Um romance monumental sobre África e o seu devir vistos pelos olhos de um jovem adulto africano muçulmano de origem indiana. O colonialismo, o neocolonialismo, a imitação da Europa, a violência tribal e política, a religião, o desenvolvimento, o povo do mato, as relações raciais são temas abordados com profundidade, sensatez e enorme realismo e perspicácia.
A cidade na curva do rio é a cidade africana por excelência, governada de longe com mão de ferro pelo Grande Chefe, desprezada pelas populações agrícolas, esquecida pelos poderes centrais, invadida pelo mato, que se vai degradando e afundando.
As relações humanas, a escravidão que subsiste, a amor, o adultério, os casamentos combinados, o desânimo, os negócios, a corrupção e a extorsão, a prepotência e a incompetência, tudo se funde e determina a vida de um pacato e incauto comerciante que se interroga continuamente sobre o seu papel e o seu futuro na vida.
V.S. Naipaul (1932-2018), escritor trindadense de origem indiana, ganhou numerosos prémios literários entre eles o Booker Prize em 1971 e o Prémio Nobel da Literatura em 2001. Um dos grandes escritores do século XX de língua inglesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário