The Steel Flea de Nikolay Leskov
A saga triste e desafortunada do artesão canhoto e vesgo que provou a superioridade russa sobre a tecnologia anglo-saxónica calçando um par de sapatos numa mosca mecânica.
Um conto que com humor e sagacidade aborda o tema da atração das elites russas, neste caso pelo próprio czar, pela cultura e tecnologia ocidental enquanto o povo se mantém fiel à sua pátria e ao seus costumes que no fundo não sendo reconhecidos são superiores aos que são idolatrados pelos governantes.
As personagens, quase caricaturais e por vezes mesmo irracionais, movem-se num mundo estranhamente realista e estilizado. Contém uma faceta de ficção científica, nomeadamente referindo um microscópio que aumenta cinco milhões de vezes, algo impensável no século XIX, mas que hoje é usado na pesquisa em nanotecnologia.
Foi adaptado para ballet, transposto para o grande ecrã, mantém uma atualidade impressionante.
Nikolai Leskov (1831-1895), escritor russo. Este conto é uma das suas obras principais, aquela em que o seu estilo se condensa e em que a sua temática melhor está espelhada. Imperdível. Infelizmente não está ainda, passados mais de 100 anos da sua publicação, traduzido em português.
Sem comentários:
Enviar um comentário