Les Ordres de Sagesse du Rite Français
A História do renascimento dos altos graus do Rito Francês depois de mais de um século de adormecimento.
No final do século passado os altos graus do rito francês tinham-se perdido em França mas subsistiam na Holanda. A recuperação dos rituais e das regras de organização envolveu o Presidente Chirac a devolução de arquivos maçónicos levados pelos Nazis durante a II Grande Guerra e muitas outras peripécias interessantes.
Por essa época o Rito Escocês Antigo e Aceite (REAA) detinha o monopólio dos altos graus no Grande Oriente de França. E ninguém gosta de perder a sua predominância. Anunciava-se uma luta fratricida.
Os bastidores e os principais intervenientes da luta pelos princípios da maçonaria liberal agnóstica francesa, organizada no Grande Oriente de França, contra o ressurgimento no seu seio de rituais religiosos. Um combate de titãs entre dois antigos Grão Mestres que acaba com a derrota dos dois e com a pacificação e a unidade dos irmãos momentaneamente desavindos e com a constituição de um Grande Capítulo Geral do Rito Francês.
Um livro, escrito por maçons para profanos, que nos ajuda a compreender a forma de funcionamento e a ideologia republicana laica da maçonaria francesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário