Desconhecido nesta morada por Kathrine Kressmann Taylor
Um conto narrado na forma epistolar com a correspondência trocada entre dois sócios de uma galeria de arte de São Francisco, um vivendo nos Estados Unidos e o outro na Alemanha, nos primeiros anos da década de 1930 do século XX. Os dois de origem alemã são para além de parceiros comerciais grandes amigos.
Os acontecimentos políticos, a emergência do nazismo e a subida ao poder de Adolfo Hitler, vão afastar os dois amigos e torna-los declarados inimigos, na medida em que um deles, o que vive na América, é judeu e o outro não.
Um livro intenso, em que a ambição e a maldade são exacerbadas pelo clima social, mas em que a retribuição chega pela via mais inesperada virando a violência contra o próprio agressor –e tudo com algumas simples cartas bem urdidas.
Esta obra tem sido recebida, e merecidamente, com a aclamação dos leitores. Um livro que merece ser lido (e relido periodicamente). Para percebermos como começa um genocídio, como o que está em curso em Gaza.
Kathrine Kressmann Taylor (1903-1996), escritora e professora americana, não pode publicar o texto na sua terra natal, os Estados Unidos, com o seu nome e foi obrigada a assinar como homem. Na Alemanha nazi o seu livro foi proibido.
Sem comentários:
Enviar um comentário