The World After Gaza por Pankaj Mishra
Como uma narrativa de real perseguição e extermínio no Holocausto se transformou na desculpa para cometer crimes de igual monta contra a população palestina. Os avisos dos intelectuais judeus, dos sobreviventes do Holocausto, foram sistematicamente ignoradas e Israel tornou-se numa máquina que esmaga sem contemplações mulheres e crianças, que destrói hospitais, bombardeia escolas, mata, mata, mata, mata tudo e todos. Com orgulho, com a crueldade e a desumanidade.
Um livro inteligente, muito bem documentado, que convoca uma miríade de escritores e pensadores judeus para nos ajudar a compreender como se pode chegar a tal extremo. Perceber como se insere o genocídio em Gaza na triste trilha de genocídios cometidos pelo Ocidente contra os povos colonizados. Como esses genocídios foram sempre fruto de ideologias como o sionismo, assentes em bases nacionalistas-etno-raciais.
Como os povos ocidentais se tornaram impotentes, se transformaram em simples expectadores incapazes de ação decisiva perante o intolerável, o horror. A esperança reside na minoria que por toda a parte desce às ruas para exprimir a sua condenação destes atos brutais cometidos à luz do dia com a cumplicidade dos nossos governantes.
Indispensável leitura.

Sem comentários:
Enviar um comentário