Canções para o incêndio de Juan Gabriel Vásquez
Um livro de contos que reúne nove excelentes histórias relatadas com mestria. Em toda a obra perpassa uma estranheza, uma atmosfera irreal que contrasta com o realismo dos lugares, a verosimilhança dos personagens, a factualidade histórica das épocas.
Vásquez começa com duas citações de Jorge Luís Borges, o maior escritor latino-americano de sempre, sobre as memórias. A segunda reza ”Quero saber de quem é o meu passado”, uma frase que sugere múltiplas interpretações e de que estes contos podem ser variações concretas.
A mulher à beira do rio, sugere uma perda de memória e identidade, em O duplo a ausência de passado de um atormenta o presente de ouro, As rãs e As más notícias desvendam um passado sonhado mas não concretizado, Nós confronta-nos com a fuga ao passado e a tentativa de renascimento, Aeroporto relata uma experiência com Polanski em que as memórias se fundem com dificuldade com a realidade, Os rapazes mostra-nos a vivência violenta de jovens vítimas na Colômbia e como o passado alimenta esse ciclo, O último corrido o passado de uma banda mexicana na memória do seu vocalista, Canções para o incêndio uma biografia de vários ângulos.
Juan Gabriel Vásquez, n. 1973 é um escritor colombiano, vencedor de inúmeros prémios literários incluindo em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário