quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Os Crimes da Rua Morgue e outras histórias

 

Os Crimes da Rua Morgue e outras histórias de Edgar Allan Poe

 

Um livro juntando três contos singelos que inaugurou todo um novo ramo literário: o da literatura policial. Fixa também uma estrutura que perdurou o da descrição de factos criminosos, aparentemente incoerentes ou impossíveis, a que a perspicácia e o poder de observação vão dar lógica permitindo apanhar o culpado. Ainda cria a dupla de personagens: o génio e a testemunha que depois foram replicados por Doyle em Sherlock Holmes e o seu amigo o Dr. Watson e por Agatha Christie com Hercule Poirot e o Capitão Hastings.

 

As três histórias mostram o cavaleiro Daupin, arguto observador e brilhante pensador, a desvendar crimes misteriosos em que a intervenção da Polícia se mostra ineficaz.  

 

Pena é a tradução deficiente e as imensas gralhas incluindo uma generalizada falta de assentos nos “é” que em conjunto tornam a leitura difícil. Uma falha difícil de explicar numa casa editorial como a Bertrand.

 

Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um escritor e editor americano. Teve uma vida curta e agitada. Deixou uma vasta e preciosa obra de poesia e muitos contos, a maioria góticos, uma peça e até um romance. Morreu louco.

Sem comentários:

Enviar um comentário