O Americano Tranquilo de Graham Greene
Um romance de amor, guerra e política que tem como cenário a a Indochina e a luta anticolonial desenvolvida pelo povo vietnamita contra os franceses e a política norte-americana de animosidade contra a França promovendo ativamente a sua substituição por um domínio seu.
Coloca-nos dilemas humanos fundamentais. Que sacrifícios estamos dispostos a fazer em prol da pessoa que amamos? Que atos podemos legitimamente cometer para prevenir males maiores? Pode a lucidez tornar-nos cínicos, amargos e infelizes? Onde reside a humanidade em cada um de nós
Deve um repórter de guerra tomar partido ou manter-se testemunha objetiva e imparcial do que se passa à sua volta? Se toma partido continua a ser um repórter ou transforma-se apenas em agente da propaganda de um dos lados?
Um livro notável e penetrante que, de um ponto de vista profundamente humano, num tom simples e direto, pensa o amor, a guerra, as relações humanas e até as relações geopolíticas.
Graham Greene (1903-1991), inglês, é considerado um dos mais importantes escritores do século XX. Pertenceu aos serviços secretos ingleses até meados dos anos 40. Mais de cinco dezenas das suas obras foram adaptadas ao cinema. O Americano Tranquilo deu origem a dois filmes.
Sem comentários:
Enviar um comentário