Amor, Matemática e Outros Portentos de Jorge Buescu
Coletânea de treze artigos, publicados na revista da Ordem dos Engenheiros, de divulgação da matemática e dos seus protagonistas. Um conjunto algo irregular mas globalmente interessante.
Curioso o facto de ter sido um Papa matemático, Silvestre II, a introduzir no ocidente os números indo-árabes, que vieram substituir os números romanos. Nesse artigo explica que o astrolábio foi inventado pelos árabes e era um autêntico computador analógico. O astrolábio náutico usado pelos navegadores portugueses era apenas uma versão muito simplificada do original. Excelente pela desmistificação histórica do mito que nos ridiculariza aos olhos do mundo, ao pretender reivindicar uma descoberta que outros fizeram séculos antes de Portugal existir. Também interessante a saga da família suíça Bernoulli que tantos excelentes matemáticos deu ao mundo.
Mas a par com artigos interessantes temos também outros de menor interesse como o “Matemático sem rosto” ou até alguns eivados de preconceitos ideológicos como o das medalhas Fields sobre as mulheres.
Jorge Buescu (n.1964) é um matemático português de origem romena, professor universitário e autor de numerosos livros de divulgação.
Sem comentários:
Enviar um comentário