sexta-feira, 20 de junho de 2025

A Porta no Muro

A Porta no Muro de H. G. Wells

 

A eterna indecisão do ser humano entre a utopia e a realidade. Cada escolha deixa-nos insatisfeitos e desejosos de ter tomado a outra via. Esta é a história de um homem de grande sucesso, prestes a assumir funções importantes no Governo britânico, que se pertinência de não ter tido coragem de escolher a outra via, a da vida simples e feliz em consonância com a natureza, os animais e os outros. Em todos os pontos importantes da sua vida, a alternativa surgiu sob os seus olhos, mas escolheu sempre o sucesso profissional e político. Amargurado, decide não hesitar quando a oportunidade se lhe deparar de novo.

 

Este conto coloca-nos frente à perturbação que todos sentimos face a decisões estruturantes na nossa vida e, como, questões de índole prática acabam por sobrepor-se a alternativas mais fecundas em termos de felicidade mas que acarretam prejuízos de ordem material / social.

 

Uma das obras mais aclamadas de H. G. Wells, A Porta no Muro, foi publicada na primeira década do século XX, há mais de 100 anos. Mantém toda a atualidade.

 

H. G. Wells (1866-1946), escritor inglês de ideologia progressista que se espraiou em vários géneros da poesia ao ensaio, do romance à ficção científica.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário