Problematizar a Sociedade é um livro de Sociologia, em que Vitorino Magalhães Godinho nos dá uma panorâmica dos problemas que se devem colocar a quem quer perceber a sociedade em que vive. Uma reflexão exemplificada sobre as teorias, as metodologias, as investigações.
Uma defesa inteligente da interdisciplinaridade nas ciências sociais. Uma recusa das ciências sociais como sistema fechado. “Na ciência como sistema fechado, os factos que relevam do seu campo explicam-se por factos igualmente desse campo. Os factos económicos são função de factos económicos, os factos políticos, de factos políticos”. Ora todos percebemos como fatores económicos podem determinar a evolução política e vice-versa.
Interrogações que se põem sobre o mundo em que vivemos em pleno ano de 2011. “A crise de 2007-2011,que corre o risco de prolongar-se, veio baralhar os desenhos da sociedade global, e ficamos na incerteza do que virá a ser a sua estruturação. Por agora a única certeza é o agravamento das desigualdades…”.
“Problematizar é formular hipóteses de forma interrogativa”. Este livro ajuda-nos a constituir as questões e a procurar as respostas.
Um legado póstumo, publicado no ano em que Vitorino Magalhães Godinho morreu.
Sem comentários:
Enviar um comentário