quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

O Peregrino Secreto

 

O Peregrino Secreto de John Le Carré

 

O mundo dos espiões durante a Guerra Fria e os primeiros anos que se lhe seguiram. Um mundo muito particular em que os agentes corriam verdadeiro risco de vida, em que Berlim estava dividida por um muro, em que se não podia confiar em ninguém, em que os agentes duplos surgem onde menos se espera.

 

Central a este livro está a questão ética, nesse confronto entre duas grandes potências quem tinha razão, quem representava o bem e quem personificava o mal? As resposta não são claras, como o descobriu um agente britânico infiltrado no Vietname e confrontado com a mortandade resultante dos bombardeamentos americanos às aldeias. Como se questiona Ned, o protagonista, ao enfrentar um exportador de armas britânico.

 

A obra apresenta-nos um conjunto de pequenos contos, apresentados, ligados e interligados, como recordações, de um agente reformado.

 

A tradução de J. Teixeira de Aguilar deixa muito a desejar, alterando, por vezes, o sentido das frases.

 

John le Carré (1931-1920), pseudónimo literário do famoso escritor britânico, David Cornweel, que fez grande sucesso com as suas histórias de espionagem que hoje constituem já clássicos deste tipo de literatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário