Laudelina de Campos Mello
Quem em Portugal conhece Laudelina de Campos Mello? E, no entanto, ela é uma figura impar da História brasileira e da História da luta contra o Racismo e a Discriminação das pessoas Negras. Uma figura importante na luta pela emancipação da Humanidade.
Neta de mulheres escravizadas nasceu livre em 1904 por força da Lei do Ventre Livre. Sua mãe chegou a ser submetida à crueldade dos donos da plantação onde trabalhava, tendo sido violentamente chicoteada. Um tempo duro, difícil e muito injusto. É contra a injustiça que Laudelina de Campos Mello vai dedicar a sua vida e a sua luta.
Este é um livro da coleção infantojuvenil de livros ilustrados e biográficos sobre pensadores e dirigentes Negros e Indígenas. Os desenhos coloridos de grande qualidade são apoiados por pequenos textos didáticos, sintéticos e diretos que nos levam desde o nascimento de Laudelina de Campos Mello até à dua morte em 1991 aos 86 anos.
Laudelina de Campos Mello militou no Partido Comunista Brasileiro e fundou várias associações e sindicatos para defesa das trabalhadoras mais desprotegidas: a do trabalho doméstico.
Um livro inspirador.
Sem comentários:
Enviar um comentário