sábado, 4 de janeiro de 2025

O Visitante da Noite e Outros Contos

 

O Visitante da Noite e Outros Contos de B. Traven

 

Onze pequenas narrativas que têm o México como pano de fundo e os índios como personagens omnipresentes.

 

Um mineiro mergulha Santo António num lago lodoso para o obrigar a encontrar o seu precioso relógio, Cipriano, o sacristão, desencadeia inadvertidamente um milagre de Nossa Senhora, um índio morto reclama os seus ornamentos, um artesão frusta um grande negócio, um pacto com o Esqueleto ceifador, uns binóculos providenciais, um cão orgulhoso, bombas em série, uma escolha desajeitada, eis alguns dos motivos destas histórias.

 

A brutalidade das guerras civis, a opressão dos povos nativos, o esplendor das civilizações índias, a exploração dos trabalhadores, o imaginário popular, perpassam como pano de fundo destas histórias de cariz profundamente humano.

 

Alguns contos recriam atmosferas oníricas e febris próprias do realismo mágico, outros relatam episódios verosímeis, talvez mesmo autobiográficos, todos refletem a sociedade latino-americana com as suas idiossincrasias e peculiaridades.

 

B. Traven, autor misterioso, cuja identidade foi desconhecida durante anos, parece ter sido o pseudónimo literário de Ret Marut, um revolucionário alemão que se viu obrigado a fugir para o México. Certezas ainda não as há.

Sem comentários:

Enviar um comentário