Israel vs Palestina por Ilan Pappé
Um relato histórico bem organizado e apresentado de uma forma simples, cronológica, concisa e direta da violenta colonização de ocupação da Palestina pelo movimento sionista europeu.
Desfaz o grande mito que rodeia este problema: mostra que a Palestina não era uma terra sem gentes antes do início da ocupação, mas antes um território habitado e vibrante económica e culturalmente. Explica que Israel foi criado para servir os interesses do Reino Unido no período imediatamente antes e depois da I Grande Guerra. Esclarece que a resistência Palestina é na verdade um movimento anticolonial. Torna óbvia a razão por que todos os mediadores falharam e não conseguiram instalar a Justiça: é que nenhum deles era um mediador honesto mas sim países alinhados com Israel.
Uma obra que permite uma visão histórica do nascimento do movimento sionista na Europa e da sua ocupação colonial de uma terra alheia e dos sistemáticos esforços de Israel em expulsar os habitantes árabes (cristãos, muçulmanos e até judeus-árabes) através de políticas de limpeza étnica e genocídio.
Ilan Pappé (n. 1954), historiador judeu israelita, professor na Universidade de Exeter no Reino Unido.


Sem comentários:
Enviar um comentário