quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Teoria e Prática Revolucionária

Teoria e Prática Revolucionária por Amílcar Cabral

 

Uma seleção pobre e repetitiva de oito excertos e pequenos textos de Amílcar Cabral descontextualizados que repetem duas ideias essenciais: que a luta de libertação da Guiné e Cabo Verde se travou contra o regime colonial-fascista de Salazar-Caetano e não contra o povo português e que o Partido Comunista Português e os países socialistas apoiaram ativamente o PAIGC. Se estes são factos históricos indiscutíveis, a verdade é que o pensamento teórico e a prática revolucionária de Amílcar Cabral não se revelam nestes textos, declarações diplomáticas de agradecimento e amizade.

 

Das lições da luta, do pensamento de Amílcar Cabral, da libertação de vastas áreas e da organização de um Estado nesses territórios, da estratégia político-militar que derrotou o exército colonial, da aplicação criativa do marxismo às condições da Guiné-Bissau, das intervenções internacionais, pouco ou nada foi escolhido.

 

O livro fica completa com parte de uma entrevista de Álvaro Cunhal, um prefácio de José Augusto Esteves e uma reportagem da Rádio Portugal Livre. Esta última a parte mais interessante do livro.  

 

Fica um sabor anódino de uma oportunidade perdida, por excesso de etnocentrismo, de reeditar alguns textos substanciais de Amílcar Cabral.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário