quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Esquerda Radical

A Esquerda Radical por Miguel Cardina


Pequeno opúsculo sobre a origem da esquerda radical em Portugal, a génese dos grupos das duas correntes principais a marxista-leninista e a trotskista. Um trabalho no âmbito de uma tese de doutoramento sobre o maoismo na contestação ao Estado Novo.

Uma esquerda que se queria mais revolucionária e combativa que o PCP mas que não resistiu aos primeiros refluxos sociais depois do 25 de Abril. Por ironia do destino parte desta esquerda tinha como farol a China de Mao. Hoje é o PCP que representa esta sensibilidade em Portugal.

Muito interessante. Escrito por um jovem que não tem obviamente contas a ajustar com o passado.

domingo, 18 de abril de 2010

Correios

Correios
Charles Bukowski


Cheguei a Charles Bukowski quando lendo Pedro Juan Gutierrez me apercebi que este era um exemplar serôdio da corrente literária do realismo sórdido iniciada por Bukowski.

Correios, publicado em 1971 chega agora, quase 40 anos depois, ao leitor de português.

Trata-se de um livro de carácter autobiográfico que conta os 11 anos que o personagem trabalhou para os Correios dos EUA, primeiro como carteiro e, depois, como separador de cartas. A dureza do trabalho, a desumanidade dos capatazes, as manhas e artimanhas necessárias para lhes escapar e a vida privada dissoluta e dissolvida em álcool enchem as páginas deste romance que se lê num ápice. Comprei ontem.

Como sempre o original é muito melhor do que a cópia.


segunda-feira, 12 de abril de 2010

La logique du Social

La logique du Social
Raymond Boudon


La logique du social foi publicada em 1979 e foi um dos primeiros trabalhos de Raymond Boudon. No entanto encontramos aqui as ideias mestras da sua teoria sociológica, inserida na corrente de pensamento dita do individualismo metodológico, termo cunhado em 1092 pelo economista Joseph Schumpeter.

Para Boudon o fenómeno social explica-se a dois níveis: o nível micro pela acção intencional dos indivíduos e a nível macro pela agregação destas acções individuais. Mas a agregação não é uma simples adição. Dela emergem efeitos de composição que fazem com que o resultado final das acções individuais não seja exactamente aquilo que os indivíduos esperariam.

Boudon tem uma grande vantagem em relação a outros sociólogos franceses. Escreve claro e perceptível, não se perdendo na verborreia intlectualoide, mas vazia de sentido, tão cara a tantos cientistas sociais franceses.

Um livro muito interessante.

domingo, 11 de abril de 2010

A Ilha maldita


A ilha maldita
Jacques Martin
Jacques Martin morreu em Janeiro deste ano de 2010. Foi um dos nomes maiores da Banda desenhada europeia. Começou como colaborador de Hergé, o genial criador de Tintin, mas depois afirmou-se como criador original.

A sua obra principal espraia-se pela vasta colecção das aventuras de Alix. O rigor histórico, a intrepidez do romano, a fragilidade do seu amigo egípcio, a intriga sempre interessante, o desenho rigoroso e pormenorizado, fazem desta série um clássico da Banda desenhada.

IRS All Watcher - La Nébuleuse Roxana


IRS All Watcher - La Nébuleuse Roxana
Koller (Desenhos) e Desberg (argumento)
Acabado de sair (Fevereiro de 2010).

O agente do IRS continua a perseguição do misterioso e perigoso All Watcher, o homem que no coração do sistema financeiro mundial tudo parece controlar. Este é o segundo tomo desta série de IRS.

Insípido.