quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Sociedades de Transição: Luta de Classes e Ideologia Proletária


Sociedades de Transição: Luta de Classes e Ideologia Proletária 
por Paul Sweezy e Charles Bettelheim

Este livro dá à estampa a troca de correspondência mantida nos finais dos anos 60 do século XX entre Paul Sweezy e Charles Bettelheim a propósito da invasão da Checoslováquia pelas tropas do Pacto de Varsóvia e que se transformou num interessante debate sobre as sociedades de transição entre o capitalismo e o comunismo, a luta de classes que se mantêm nesse período e os riscos do regresso ao capitalismo. Partindo de posições diferentes, pouco a pouco Sweezy aproxima-se das posições de Charles Bettelheim.

Um livro que ajuda a perceber o colapso da União Soviética e o fim do socialismo nos países de Leste. Os dois autores identificam claros indícios de uma deriva em prol do mercado nesses países e do recurso a um estilo autoritário nas relações entre o Estado e as classes populares. A crescente autonomia das administrações das empresas públicas ou mistas, a cada vez menor importância do plano na regulação económica, a crescente integração na economia global dominada pelo capitalismo, o omnipresente estímulo da produção através de incentivos materiais tudo indicava que esses países avançavam na direção da restauração do capitalismo.

Paul Sweezy parte de uma posição que considera a URSS e os países de Leste como dirigidos por uma burocracia que os levada no caminhando do regresso ao capitalismo e Charles Bettelheim, alinhado com as teses do Partido Comunista Chinês, defendia que esse passo já tinha sido dado e que esses países já eram capitalistas embora adotando provisoriamente um capitalismo de Estado.

Uma polémica claramente datada, inserida no conflito sino-soviético que dividiu o movimento comunista internacional, mas que pode ajudar a refletir sobre a atualidade.

Paul Sweezy (1910-2004) foi um dos mais importantes economistas marxistas dos Estados Unidos tendo criado e publicado a prestigiada Monthly Review uma revista de cariz académico de tendência socialista.

Clarles Bettelheim (1913-2006) foi um professor universitário francês fundador do Centre pour l'Étude des Modes d'Industrialisation nos Hautes Etudes en Sciences Sociales e um dos mais profundos historiadores ocidentais da revolução russa.

Sem comentários:

Enviar um comentário