sábado, 21 de novembro de 2020

Mao Tsé-Tung

Mao Tsé-Tung

 

Desde que o Presidente Trump declarou guerra comercial à China têm-se sucedido os insultos inusitados e este país, até há pouco elogiado pelo seu dinamismo comercial e hoje vilipendiado por tudo e mais alguma coisa.

 

Na verdade em poucos anos a China passou de um país extremamente pobre, de natureza feudal, para se assumir como a maior economia do mundo, um país que deixou para trás a pobreza e a miséria. Este novo posicionamento chinês, país colonizado pelas potências ocidentais até ao fim da primeira metade do século XX, tem deixado um amargo de boca nas potências coloniais hoje em decadência.

 

Este livro de Banda Desenhada insere-se na campanha ideológica anti chinesa denegrindo o Presidente Mao e apresentando-o como um individuo sem escrúpulos. O caso raia o ridículo já que tudo o que de mal acontece na China surge como culpa sua. Os Japoneses invadem a China a culpa é de Mao. O exército de Chang Kai-shek ataca as populações a culpa é de Mao. As tropas governamentais matam o irmão de Mao a culpa é dele. Assim se descredibilizam os autores deste infeliz texto. Pena que uma editora como a Gradiva se preste a publicar este tipo de falsidades históricas.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário