sexta-feira, 13 de maio de 2022

Uma Pequena Luz Vermelha e outros poemas


 

Uma Pequena Luz Vermelha e outros poemas

 

A Poesia é sempre política mas nem sempre o admite com receio de ser imediatamente atacada, desprestigiada e catalogada de panfletária. Assim a Poesia conservadora apresenta-se como falsamente apolítica enquanto a Poesia revolucionária passa por política.

Nesta coletânea de poemas breves e pequenos textos poéticos de João Pedro Mésseder não há equívocos, nem ambiguidades, trata-se de uma Poesia claramente progressista. Temas como o 25 de Abril, o 1º de Maio (“um mar de gente / um mar-de-maio, um salto em frente”), figuras como Álvaro Cunhal (“E repensou o mundo / sonhou a pátria livre”) e o General Vasco Gonçalves (“Ergue-se uma voz que se desprende /da fruste disciplina das coronhas. / E crescendo da terra ganha ramos / ganha folhas e flores em botão”) surgem tratados com elegância, sentimento e entusiasmo.

A escrita é graciosa, serena e a espaços irónica e bem-humorada Perpassa um sentimento de rememoração a um tempo tranquila e entusiasta dos idos de 74/75 a par com uma imperturbável e firme esperança no futuro da Humanidade. Não é por acaso que uma das expressões mais utilizadas seja “por vir”, i.e. o que seguramente chegará e que para a sua realização contribuíram os acontecimentos passados e os nossos esforços no presente.   

O livro divide-se em duas partes, a primeira, Uma pequena Luz Vermelha, reedita os poemas premiados em 1999 e a segunda intitulada Outros Poemas inclui uma diversidade de textos produzidos ao longo das décadas pelo autor.

Joao Pedro Mésseder (n. 1957) é professor universitário.

Sem comentários:

Enviar um comentário