quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Sinopse de Amor e Guerra

Sinopse de Amor e Guerra por Afonso Cruz

 

Um romance, que na verdade é uma novela, que se espraia lento, ao estilo de Manuel Oliveira, em que os planos pouco ou nada mudam e os cenários também não e as personagens refletem o mundo estático em que vivem, sem alma, sem ação, sem garra.

 

Tendo como pano de fundo a Alemanha no período entre guerras e pós construção do muro de Berlim, é como se este mundo terrível que se ergue e desaba, este mundo com os seus incontáveis horrores e vitimas, não beliscasse a vida destes personagens, não interferisse com o seu quotidiano idílico.  Absolutamente inverosímil, já que Berlim foi intensamente bombardeada durante a guerra, muitos foram mobilizados para a guerra, outros presos, os judeus desapropriados e enviados para a morte. Nada disso, contudo, fura a feliz placidez da vida destas duas famílias. Um desastre como localização da ação no tempo e no espaço.

 

Pequenas reflexões, sem grande profundidade, sobre o drama da vida humana, enfrentando a sua finitude sempre com falsas esperanças de eternidade.

 

Afonso Cruz (n. 1971) é um escritor polifacetado que derrama o seu talento por diversas artes, do romance à música, da ilustração à realização cinematográfica. É capaz de muito melhor do que este seu segundo romance, obra que ganharia se transformada em conto.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário