sexta-feira, 24 de novembro de 2023

O Alienista

O Alienista de Machado de Assis

 

Numa pequena cidade do interior do Brasil um médico, que hoje designaríamos como psiquiatra e na época se chamava alienista, decide testar as suas estranhas teorias sobre a loucura. O seu objetivo é o de catalogar os loucos, observar o seu comportamento e, eventualmente, curar as suas deficiências mentais. Para isso decide abrir um manicómio onde concentrar os doentes. Esta decisão vai despoletar uma série de acontecimentos relatados por Machado de Assis com uma invulgar mestria.

 

Uma reflexão sobre a loucura e a sanidade mental. O que pode constituir uma anomalia? Se a maioria é louca, a loucura passa a ser a norma e a anormalidade a sanidade/racionalidade? Deverão, então, os são ser internados e levados à loucura para desta forma os normalizar? É perigoso deixar os loucos à solta ou será ainda mais perigoso deixar os sãos em liberdade?

 

Machado de Assis (1839-1908), escritor Negro brasileiro, considerado por muitos o maior escritor de sempre em língua portuguesa. Primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. Autor de obras como os romances Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e Dom Casmurro (1899), as peças de teatro como Não consultes o Médico (1896) e Lições de Botânica (1906), poesia e mesmo contos.  Uma obra vasta e diversificada.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário