No País das Tropelias e Desventuras de Luísa Fresta
com ilustrações de Maria Silva
Um livro infantojuvenil que foge ao estereótipo deste género literário e não nos apresenta um final cor-de-rosa e feliz mas antes nos deixa matéria para pensar e refletir. Aqui não se prescrevem moralismos estreitos e imediatistas mas antes se abre espaço para, por nós mesmos, chegarmos à conclusão mais justa e correta.
Cinco contos imaginativos, a maioria com crianças como protagonistas, e sempre com um acontecimento inesperado ou uma paisagem misteriosa. As aboboras falantes, as cabras sábias, os lagos oráculos, as cegonhas discriminadas, as ovelhas abatidas povoam estes mundos enigmáticos e belos, mas que também podem ser cruéis e preconceituosos.
Um ritmo, uma cadência adequados aos jovens, uma escrita fluída mas elaborada, longe das frases uni linha, bem ilustrado sem que o desenho afogue o texto. Um equilíbrio bem conseguido. Um livro sério candidato a integrar a lista do Plano Nacional de Leitura em Portugal.
Luísa Fresta, poetisa e contista portuguesa e angolana tem uma vasta e consistente obra dirigida aos mais novos. Maria Silva é uma jovem ilustradora talentosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário