As Filhas do Falecido Coronel de Katherine Mansfield
Um pequeno conto, que num tom brando, suave, sussurrante nos descreve a vida pacata, vazia, hesitante de duas irmãs solteironas que devotaram toda a sua energia, todo o seu tempo a cuidar de um pai acamado e irascível.
O dia-a-dia, as preocupações, os temas fúteis, as memórias de pequenos nadas, a dificuldade de formar uma opinião e tomar uma decisão, o inexorável tempo que se escoa e aproxima o fim.
Que fazer agora que o coronel deixou este mundo? Agora que a juventude passou e a meia-idade se instalou?
A escrita de Katherine Mansfield envolve-nos completamente, transportando-nos para o mundo habitado pelas irmãs e pela criada Kate. Um retrato da vida de tantas mulheres presas ao cuidado da casa e dos familiares, privadas da possibilidade de conhecer o mundo e de construir o seu próprio caminho. Uma prisão que lhes retira discernimento e lhes destrói a autoconfiança.
Um pequeno texto com tantas questões, tantas implicações feministas e humanas.
Katherine Manssfield (1888-1923), escritora neozelandesa. Fixou-se na Europa, tendo vivido em Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha e Suíça. Aderiu ao movimento modernista. Morreu aos 34 anos tuberculosa em França onde está enterrada.
Sem comentários:
Enviar um comentário