quinta-feira, 4 de setembro de 2025

A Biblioteca – Uma segunda casa por Manuel Carvalho Coutinho


 

A Biblioteca – Uma segunda casa por Manuel Carvalho Coutinho

 

Uma breve apresentação e apreciação de uma amostra substancial de Bibliotecas Municipais do Continente da Madeira e dos Açores, incluindo uma das mais antigas do país, a de Vila Real. O que deve ser uma Biblioteca? A resposta está explicita no título: uma segunda casa.

 

Como no caso das autoestradas, a abundância de financiamento público europeu levou à construção de um grande número de Bibliotecas, mesmo em regiões onde os leitores são escassos e o interesse pela cultura diminuto. Tendo-se começado pelo telhado, que fazer agora com estes equipamentos, quais estádios abandonados e de manutenção cara? Torna-los polos de cultura que procurem dinamizar o público local? Fechar-se sobre si mesmos? Fechar?

 

Interessante a questão dos horários. São impossíveis para quem trabalhe, reduzindo os frequentadores aos reformados e parcialmente aos estudantes. Há mais de uma década visitei a pequena cidade de Bath localizada no vale do Avon na Inglaterra e entrei na sua Biblioteca universitária. Está aberta 24 horas por dia, oferece centenas de milhares de livros, é aquecida (por cá as Bibliotecas são frias) e tem zona para refeições e convívio. Estava cheia.

 

Fiquei com vontade de visitar várias Bibliotecas.

Sem comentários:

Enviar um comentário