sábado, 23 de janeiro de 2010

O Deus das Pequenas Coisas


O Deus das Pequenas Coisas de Arundhati Roy



O que os adultos podem fazer às crianças indefesas. Etha e Rahel têm sete anosmas são forçados a carregar a pesada culpa de toda a injustiça de um sistema de castas iníquo, que ergue muros mortíferos entre as pessoas. Este peso, naturalmente, revela-se excessivo.

O mundo infantil, inocente de dois gémeos é desfeito por adultos que face a uma sucessão de acidentes fortuitos, alguns dramáticos, respondem com o enquadramento mental, de que não têm consciência e de que não podem libertar-se, de uma sociedade preconceituosa, conservadora e violenta, que classifica as pessoas à nascença em Tocáveis e Intocáveis.

Este peso da tradição, da casta, do preconceito, infecta todos os intervenientes, desde o líder comunista local, ao intelectual formado em Oxford em Inglaterra.
Um facto que pode ser surpreendente para muitos: Em Kerala vive desde há muito uma numerosa comunidade cristã de rito sírio, integrada na Igreja Católica. Esta comunidade é muito anterior à chegada de Vasco da Gama à India. Os cristãos sírios são uma das castas superiores na Índia.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Simón Bolívar


O herói, o grande libertador das Américas, posto a nu pela pena buliçosa de Karl Marx. Este texto que embaraçou muitas gerações de marxistas nacionalistas sul-americanos, retrata Bolívar como um cobarde, um ambicioso que para alcançar os seus fins mesquinhos não hesita em recorrer à traição e ao assassinato dos seus rivais.

Bolívar é descrito como “avesso a qualquer esforço prolongado, e a sua ditadura não tardou a degenerar numa anarquia militar, na qual os assuntos mais importantes eram deixados nas mãos de favoritos, que arruinavam as finanças públicas e depois recorriam a meios odiosos para reorganizá-las.”

As suas aptidões militares são ridicularizadas e as suas retiradas ridicularizadas “Ali, para coonestrar a sua fuga, divulgaram um manifesto justificatório, redigido numa fraseologia pomposa.”

O texto está lá e dispensa leituras pseudo históricas e pseudo sofisticadas que nos digam que a sua intenção era dizer o contrário do que escreveu de facto.

Wayne Shelton Intégrale


As aventuras de Wayne Shelton nos confins do Khalakjistan algures perto do fim do mundo. O novo far west sem lei fica hoje em dia a Leste.