sábado, 11 de janeiro de 2014

Quando o Cuco Chama por Robert Galbraith


Quando o Cuco Chama por Robert Galbraith

Depois da saga de Harry Porter, J.K. Rowlings lança-se noutra direção, a dos livros policiais de que Quando o Cuco Chama promete ser o primeiro de uma série já anunciada.

A queda mortal, da janela seu luxuoso apartamento londrino, de uma famosa modelo leva o seu irmão a contratar um detetive privado, filho bastardo de um famoso cantor rock, herói condecorado do Afeganistão. O que ele vai descobrir é uma surpresa que só será revelada no final do livro.

Publicado sob pseudónimo, Robert Galbraith, o livro não vendeu quase nada e só viu as receitas subirem em flecha quando uma indiscrição levou ao conhecimento público do verdadeiro nome da autora.

A apologia acrítica da guerra do Afeganistão pela exaltação dos seus mortos e “heróis” é seguramente deslocada e desnecessária para a trama e vinca uma posição política muito controversa da autora. 

Um policial sólido, com humor, com uma trama que prende a atenção do leitor, com personagens bem desenhadas evoluindo num cenário que cruza várias classes sociais, da nobreza aos sem-abrigo. Falta-lhe contudo o toque de ação, de perigo, de arrepio que encontramos nos verdadeiramente bons livros do género. 

Sem comentários:

Enviar um comentário