segunda-feira, 17 de abril de 2017

Finanças Locais

Finanças Locais

Este livro, da editora Página a Página, reúne as intervenções realizadas por diversos autarcas no encontro promovido pela Câmara Municipal de Évora e a revista cadernos Poder Local sob o tema “Finanças Locais – Repartição e Gestão dos Recursos ao Serviço das Populações”.

Fernando Cruz elenca as fontes de receita das autarquias locais e desfaz o mito da gestão despesista mostrando que o poder local, mau grado os violentos cortes de receita, apresenta superavit, i.e. não só não tem deficit como tem um excedente que em 2014 atingiu para o conjunto das Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia mais de 390 milhões de euros em claro contraste com o deficit da Administração Central de mais de 7.400 milhões de euros!

Daniel Branco, autarca do Concelho de Oeiras, apresentando uma reflexão colectiva, levanta o importante problema da distribuição eléctrica. Poucos o saberão mas a distribuição de electricidade em baixa tensão, a que consumimos em casa, compete às Câmaras Municipais.

Até hoje as autarquias concessionavam este serviço à EDP, empresa pública pelo que as negociações eram padronizadas e simples. Com a privatização e a liberalização do mercado eléctrico quando começarem a caducar as actuais concessões, a partir de 2017, as autarquias terão de lançar concursos internacionais.

O desastre avizinha-se. Municípios pequenos a negociar com gigantes multinacionais como a Iberdrola ou a EDP. Provavelmente haverá regiões que, porque não lucrativas, deixarão de ter electricidade.

Daniel Branco propõe uma inteligente e sensata estratégia de agrupamentos municipais que permita as autarquias ganhar dimensão relevante em negociação assimétrica em que o peso está do lado das empresas.

As demais intervenções espraiam-se sobre temas como o IMI, os fundos provenientes da União Europeia, as políticas de pessoal das autarquias, a ordenação do território e muitos outros.

Um excelente livro para o cidadão que pretende conhecer e acompanhar o poder local.

Sem comentários:

Enviar um comentário