Sei porque canta o pássaro na gaiola
Corajosa e comovente autobiografia da grande escritora negra americana Maya Angelou.
Um livro que nos convoca múltiplas e profundas emoções. A alegria da vida e da infância, a celebração contida das vitórias, o entusiasmo e a apreensão das viagens e das mudanças, a tristeza das despedidas, raiva no episódio da violação de uma criança, a frustração com o racismo prevalecente nas sociedades brancas, o medo dos linchamentos, a compreensão pelo assassinato, a admiração por vários personagens.
A multiplicidade de vivências, o sul rural e segregado, a vida urbana nos quarteirões negros em Saint Louis no Luisiana, São Francisco durante a II Guerra quando os negros foram alojados nas habitações dos japoneses encerrados em campos de concentração, os detalhes e incidentes que iluminam uma sociedade e nos mostram o seu melhor como o seu pior. As Igrejas Batistas, os linchamentos, a recusa dos brancos em prestar cuidados de saúde aos negros, a escola, a resistência e a dignidade dos que são agredidos.
Maya Angelou (1928-2014), poeta, romancista e professora universitária. Grande ativista dos direitos civis e do movimento negro internacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário