Os Beatles e a Censura em Portugal
Os Beatles participaram, enquanto conjunto, em quatro filmes produzidos entre os meados e os finais dos anos 60 – o primeiro A Hard Day’s Night em 1964 e o último Let it Be de 1970, pelo meio ficaram Help e Yellow Submarine.
Por esses anos Portugal vivia sob a ditadura de Salazar/Caetano que com as suas instituições fascistas, a polícia política e a censura, continuava a oprimir os portugueses, cortando-os das correntes músicas e estéticas do resto do mundo, que eram vistas como perigosas para um regime envolvido numa sangrenta guerra colonial.
Todos os filmes dos Beatles, apesar de não terem alusões políticas ou incitamentos à revolução social, foram obrigados a passar pelo crivo da censura prévia, alguns foram cortados, outros estiveram para ser proibidos, todos analisados ao pormenor pelos coronéis de lápis azul.
Um livro muito bem documentado, profusamente ilustrado e contado no ritmo e no tom perfeitos. Fruto de uma aturada pesquisa nos arquivos da Torre do Tombo e numa variedade de outras fontes, explica-nos passo a passo a saga destes filmes icónicos nas malhas da Inspeção dos Espetáculos.
Longe do comentário ideológico, das frases feitas, do dito fácil, não há uma linha no livro que não seja apoiada na correspondência oficial, nos catálogos editados na época, em fontes credíveis.
Recomendamos vivamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário