quarta-feira, 24 de março de 2021

Os da minha rua


 

Os da minha Rua

 

Memórias de uma infância e adolescência em Luanda depois da independência. O Carnaval da Vitória, os professores cubanos, os comícios do 1º de Maio, os trabalhadores soviéticos do Mausoléu, as caçadas, mas também os maus tratos às empregadas domésticas, as cunhas para mudar de escola, os atrasos do ano escolar, os guardas armados, recordações doces, fortes envoltas em sonho e ternura, de tempos passados.

 

Um livro sincero, fiel e verdadeiro que nos abre as portas ao mundo infantojuvenil de um bairro luandense. As famílias alargadas, as avós, as tias, a casa sempre cheia de amigos e familiares, as brincadeiras na rua e na escola, criam um ambiente propício a um crescimento equilibrado, saudável e feliz.

 

Ondjaki (n. 1977) é o pseudónimo do escritor angolano, Ndalu de Almeida, que reparte a sua obra multifacetada, entre a poesia, o conto, o teatro e o romance. Doutorou-se em Itália em 2010. Obteve numerosos prémios literários em Angola, na Etiópia e no Brasil. Em Portugal foi galardoado com o Prémio José Saramago em 2013. Tem a sua obra traduzida e publicada em numerosos países do Uruguai ao México, Argentina e Cuba na América Latina. Na Europa na Sérvia, na Suíça, na Itália, Polónia, Alemanha, França e Espanha. Parte da sua obra também está disponível em Portugal.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário