Ruído
Dois juízes frente ao mesmo caso tomam decisões diferentes, dois médicos sobre o mesmo doente fazem diagnósticos desencontrados, dois analistas de crédito face ao mesmo pedido de empréstimo tomam decisões contrárias. Tudo isto está bem documentado em vários estudos de casos reais. Esta variação pode ocorrer por enviesamento dos decisores ou pura e simplesmente por fatores tão aleatórias como a vitória do clube favorito ou os anos dos filhos.
Daniel Kahneman é um reputado cientista, Prémio Nobel, cujos estudos incidiram sobre a racionalidade humana e cujas conclusões mostram como temos, por razões várias algumas de índole prática, dificuldade em ser totalmente racionais. Neste livro propõe um conjunto de estratégias simples que podem ajudar a eliminar essa variação das decisões, a que se chama ruído.
Mesmo uma simples regra pode ajudar a eliminar a variação e a evitar injustiças e erros. Estas regras podem até ser aplicadas por computadores. Por exemplo a análise de exames de raio-X pode ser feita por programas de inteligência artificial que se mostram mais certeiros e sem variações enquanto os médicos humanos cometem mais erros e muitas vezes não estão de acordo entre si.
Um livro excelente para ajudar a pensar. Deve ser lido por todos os que tomam decisões.
Sem comentários:
Enviar um comentário