sábado, 22 de janeiro de 2022

O Poder da Geografia

O Poder da Geografia por Tim Marshall

 

Tim Marshall (n.1959), inglês, é um jornalista comprometido. Um jornalista ao serviço de uma ideologia, o neoliberalismo, de uma potência, os Estados Unidos, e não um repórter independente ou um académico neutro. Não admira, pois, que este livro esteja pejado de preconceitos, insultos e inverdades.

 

Na verdade o livro contém pouco de geografia, alguma história truncada e muito de ideologia tornando-se, em muitas passagens, indigesto para o espirito independente e crítico.

 

Abordam-se nove países e uma nova fronteira de expansão e ocupação humana, o espaço. As preferências do autor são visíveis quando se compara o tom e a análise em que se aborda o Reino Unido e o Irão, ou a Espanha e a Turquia. A adjetivação abundante, negativa nuns casos, lisonjeira noutros, afasta o livro de obra séria.

 

É curioso que se escreva um capítulo inteiro sobre Espanha, sua geografia e sua história, quase sem referir Portugal, o país cuja geografia física e humana e História está mais estritamente ligada ao reino vizinho.

 

O capítulo final sobre o espaço é importante por incluir esta nova fronteira onde se têm vindo a desenvolver projetos militares visando o controlo do planeta. Mas a abordagem enviesada não permite uma boa visão sobre o tema.

 

Em suma mais do que um livro sobre geografia é um livro de propaganda ideológica com alguns laivos de geografia e história, mas esta, amiúde, errada e truncada. A ler com muito cuidado.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário