terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Nós

Nós por Evgueni Zamiatine

 

Uma distopia que nos relata a sociedade controlada pelo Estado Único em que as atividades para todas as horas do dia são completamente coreografadas, detalhadas e iguais para todas as pessoas. A Tábua dos Mandamentos Horários prescreve até quantas vezes devemos mastigar a comida antes de engolir.

 

E se algumas distopias pretenderam tacanhamente descrever a sociedade socialista que os seus autores nunca visitaram e não conheciam verdadeiramente, Zamiatine, um russo, escreveu esta distopia, em que as outras se inspiram, como retrato da sociedade capitalista ocidental.

 

Aliás escreveu este livro enquanto trabalhava intensamente na construção da URSS, país a que regressou em 1917 para participar na revolução. Zamiatine era na época membro do partido bolchevique. Aliás antes da revolução Zemiatine como membro do Partido foi várias vezes preso e espancado pela polícia czarista. Muitas das suas peças foram levadas à cena na URSS.

 

Mais tarde descontente com o caminho da revolução exilou-se em Paris onde morreu na pobreza mas sem abdicar das suas ideias socialistas.

 

Evgueni Zamiatine (1884-1937) foi um engenheiro, romancista e dramaturgo soviético. Escreveu várias obras de ficção científica e várias distopias.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário