quinta-feira, 17 de março de 2022

 

 Mário Domingues – A afirmação Negra e a Questão Colonial

 

Mário Domingues (1899-1977), jornalista e escritor Negro português, foi um notável polemista, e um escritor polifacetado autor de numerosas obras de muito diverso género e temática. Nos anos 20, em plena I República e já depois da I Grande Guerra, escreveu em A Batalha o jornal principal central sindical que na altura seguia a ideologia do anarco-sindicalismo. Aí expôs denunciou os crimes do colonialismo português e chegou mesmo a defendeu a independência nos territórios africanos ocupados por Portugal, uma atitude pioneira que ia absolutamente contra a corrente do pensamento republicano defensor do colonialismo e da exploração desenfreada dos africanos.

 

Este livro encontra-se organizado em duas partes totalmente distintas. Na primeira parte encontramos um magnífico ensaio de José Luís Garcia sobre a vida e a obra de Mário Domingues e na segunda parte uma coletânea de artigos publicados por Mário Domingues na década de 20 do século passado sobre a afirmação Negra e a Questão Colonial.

 

A obrade Mário Domingues foi esquecida e apagada, mas, pelo seu pioneirismo, pelas ideias avançadas e premonitórias que defendeu e pela qualidade literária e polemista, merece ser relembrada, reeditada e estudada. Devemos agradecer a José Luís Garcia os estudos que permitem começar a resgatar uma obra essencial para perceber a nossa História.

Sem comentários:

Enviar um comentário