segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Canção Doce


 

Canção Doce de Leila Slimani

 

Em 1965 Truman Capote publicou A sangue Frio um romance baseado na história de dois jovens desempregados e desenraizados que entram numa casa e assassinam uma respeitada família com o intuito de a roubar.

 

Mais de meio século volvido, a escritora franco-marroquina Leila Slimani retoma este tema, a tentativa de descrever, percebendo sem julgar, os passos fatídicos que conduzem os personagens, as vítimas e os criminosos, para o desfecho trágico.

 

Tal como em A Sangue Frio, a trama move-se em torno de um crime: o de uma ama que, inesperadamente ou talvez não, mata as duas crianças à sua guarda.

 

A vida moderna, absorvente, centrada exclusivamente na profissão, sem tempo para a família nem para os outros, e a insensibilidade de toda uma máquina administrativa que não vê pessoas mas números, concorrem, entre outros fatores, para a tragédia.

 

Em total paralelo com o livro de Truman Capote também Canção Doce foi um êxito de vendas, recebendo mesmo, em 2016, um dos mais altos galardões da Literatura Francesa, o Prémio Goncourt.

 

Leila Slimani (n. 1981), a escritora aclamada em França, reconhecida no seu país, escolheu Portugal para viver.

Sem comentários:

Enviar um comentário