sexta-feira, 2 de setembro de 2022

A Contradição Humana

A Contradição Humana por Afonso Cruz

 

Um livro, constituído por treze pequenos quadros ilustrados e independentes entre si, para um público infantojuvenil mas que pode ser lido com gosto e utilidade por qualquer adulto.

 

As contradições, apresentadas pelos ponto de vista inocente, atónito e inquiridor de uma criança, que moldam a condição humana de seres imperfeitos e incoerentes sem que com isso nos tornemos menos interessantes ou piores.

 

O pianista que se sente feliz ao tocar música triste, a jovem frequentadora assídua do ginásio que sobe até ao seu andar de elevador, não utilizando as escadas, a pessoa só rodeada de gente, e muitas outras pequenas incoerências e contradições que fazem de nós o que somos, que nos tornam afinal mais humanos. Algumas contradições são bem apanhadas e imaginativas outras, contudo, são lugares comuns já muito explorados.

 

Como o pequeno mundo da família e do prédio onde moramos pode ser um microcosmos onde se encapsula toda uma sociedade.

 

Esta obra venceu merecidamente o Prémio para o Melhor livro infantojuvenil em 2011 e integra do Plano Nacional de Leitura.

 

Afonso Cruz (n. 1971) é um polifacetado escritor, ilustrador, músico, realizador, português. Tem vencido inúmeros prémios literários.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário