Infocracia por Byung-Chul Han
Uma excelente, oportuna e profunda reflexão sobre o mundo digital, a invasão da informação instantânea e permanente, mas muitas vezes falsa, da emergência do big data e da inteligência artificial.
Segundo o autor estamos a assistir ao nascimento de um novo regime de dominação: a Infocracia, que rejeita o diálogo racional e a busca da verdade. A Infocracia permite a uma pequena elite, que controla as novas tecnologias, e usanado as técnicas da psicopolítica, submeter à sua vontade as sociedades contemporâneas.
A Verdade torna-se conceito sem conteúdo, substituída nas mentes dos cidadãos vulgares por múltiplas “Verdades” conflituantes que não procuram dialogar, rebater racionalmente argumentos, apresentar provas/evidências mas antes apelam ao sentimento e à emoção e coexistem tornam o mundo sem sentido aparente.
Byung-Chul Han (n. 1959), filósofo sul-coreano radicado na Alemanha, onde leciona na Universidade de Berlim. Com vasta obra publicada, alguma da qual traduzida para português, nomeadamente Sociedade da Transparência, A agonia de Eros, Favor fechar os olhos e Psicopolitica.