terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Portugal Amordaçado (Volume 4)


 

Portugal Amordaçado (Volume 4) por Mário Soares

 

Mário Soares (1924-2017) foi um político português da segunda metade do século XX. Fundador e secretário-geral do Partido Socialista ocupou forma sucessiva os seguintes cargos Ministro, Primeiro-Ministro e Presidente da República.

 

Portugal Ameaçado é a sua obra clássica, escrita pouco antes do 25 de Abril, agora reeditada em fascículos pelo jornal Expresso. O volume 4 descreve o papel de Mário Soares como advogado da família do General Humberto Delgado. Relata as dificuldades levantadas pelas autoridades portuguesas e espanholas ao apuramento da verdade e levanta dúvidas, mais tarde confirmadas, da autoria do crime pela polícia política do Estado Novo, a PIDE, e expõe o papel de dois agentes infiltrados no círculo do militar e a forma como o atraíram a uma cilada perto da cidade de Badajoz.

 

Depois do 25 de Abril a verdade foi revelada e os implicados levados a julgamento. Este volume apresenta-nos um texto excessivamente datado que face a desenvolvimentos posteriores, que levaram à descoberta de todos factos relacionados com o crime, perdeu a sua atualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário