sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Brida

Brida por Paulo Coelho

 

Um romance sobre o crescimento espiritual de uma jovem mulher até ao momento em que se encontra pronta para a cerimónia de iniciação como feiticeira.

 

Brida tem de escolher entre a Tradição da Lua e a Tradição do Sol dois caminhos para a sabedoria e a elevação espiritual. Estas vias lembram a dicotomia entre Caminho da Mão Esquerda e o Caminho da Mão Direita das filosofias esotéricas ocidentais. Na sua juventude Paulo Coelho praticou o Caminho da Mão Esquerda. 

 

Várias escolas do ocultismo, do espiritismo, da magia, da reencarnação e do sobrenatural, aqui concatenadas, misturadas e apuradas para sustentar um enredo simples e direto. Quase pressentimos que o autor está mais interessado em divulgar as suas teorias espirituais do que em contar a história de Brida, tal é a linearidade e superficialidade da personagem, tão estereotipados são os outros intervenientes. O livro oscila assim entre a ficção literária e a divulgação de teorias espirituais, sem se decidir por qual delas optar.

 

Paulo Coelho (n.1947), brasileiro, é um dos escritores mais aclamados e vendidos no mundo. O seu livro principal O Alquimista vendeu mais de 150 milhões de cópias. Venceu numerosos prémios literários.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário