quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Trilogia


 

Trilogia por Jon Fosse

 

Uma saga familiar triste e sofrida, contada em três andamentos, em três tempos. Um primeiro tempo em que o amor espontâneo, juvenil, nobre desponta e floresce ao som do violino mas cedo se vê encurralado, sem escolha, enfrentando a rejeição e a impiedade, empurrando-o para a miséria e o crime. Num segundo momento, dramaticamente desfeita a relação, a entrada na idade adulta, marcada por uma relação de conveniência e necessidade, sem chama nem história, o terceiro e último capítulo coloca um ponto final no tema, mostrando o beco em que essas vida se enclausuram e a impossível via para a libertação.

 

Num estilo a que poderíamos chamar de minimalismo repetitivo, o relato avança lentamente através de retornos constantes, mas que a cada regresso iluminam um novo pormenor, esclarecem uma dada atitude. Um estilo muito eficaz para, de forma simples, ir ao âmago dos sentimentos, ir ao fundo da alma dos personagens.

 

Jon Fosse (1959-), escritor norueguês, nascido em Haugesund, ganhou destaque como dramaturgo, contudo os seus romances e novelas são igualmente obras de grande mérito literário. Ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 2023.

Sem comentários:

Enviar um comentário