Uma Ideia de Ciência por Joana Gonçalves de Sá
O estado lastimoso da Ciência em Portugal e um conjunto de propostas visando revitalizar o setor. Como é gasto o pouco dinheiro público dedicado à Ciência? Que controlo existe sobre os investimentos privados que custam milhões aos contribuintes em benefícios fiscais e que se não traduzem em nada? Porque é que a Fundação para a Ciência e Tecnologia tem o monopólio do financiamento estatal da Ciência? Porque não investem as autarquias nesta área?
A falta de estratégia nacional para a Ciência, as políticas de curto prazo, a estrutura organizacional deficiente e até contraproducente, tornam o setor instável, os postos de trabalho em investigação precários, os doutoramentos inúteis em termos profissionais, as investigações e projetos de longo prazo impossíveis, o avanço da ciência no nosso país esquelético.
Propõe-se toda uma panóplia de medidas, desde concursos em duas fases com a última a ser decidida à sorte, a um novo papel a atribuir à Academia das Ciências, constituem todo um programa de renovação do quadro organizativo das ciências em Portugal.
Joana Gonçalves de Sá, engenheira, doutorada em biologia, é investigadora no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental.



