Memória das Minhas Putas Tristes de Gabriel Garcia Marquez
Uma curta novela sobre o amor platónico de um ancião de 90 anos por uma jovem menor, numa cidade colombiana, parada, provinciana, conservadora e hipócrita nos anos 60 do século XX. Contado na primeira pessoa por um empobrecido periodista ativo, professor reformado, intelectual reconhecido, celibatário e assíduo frequentador de bordéis ao longo de toda a sua longa vida.
A miséria, a pobreza, o trabalho infantil, a violência, a decadência, a velhice tudo se acumula e converge para dar corpo e alma à estranha relação, que dura um ano completo e exato da vida do narrador.
Embora esta seja uma obra da maturidade tardia de Marques – escrita e publicada já no século XXI, por vezes encontramos fugazmente laivos da escrita e dos universos de Jorge Luís Borges. Mesmo as mortes por esfaqueamento aí estão.
Baseado no livro foi rodado um filme do mesmo nome com realização de Henning Carlsen e que obteve algum êxito e vários prémios.
Gabriel Garcia Marquez (1927-2014), escritor, jornalista e ensaísta colombiano. Obteve grande aclamação com o livro “Cem Anos de Solidão”. Expoente maior da corrente do realismo mágico. Prémio Nobel da Literatura em 1982.
Sem comentários:
Enviar um comentário